sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Um desejável legado da Copa

Texto do engenheiro Eduardo W. de A. Cavalcante, no blog do Portal da Copa

Estive no final do mês passado em viagem a Istambul e em várias outras cidades da Turquia, como Ankara, Kusadasi, Konya, Pamukale e outras.
Istambul, cidade milenar, antiga Constantinopla, que tem suas terras situadas, parte no continente europeu e parte no continente asiático separadas pelo Estreito de Bósforo, possui uma população de mais de 13 milhões de habitantes. Cidade limpíssima , como pude constatar pessoalmente durante minha estada. Difícil encontrar por lá papeis e lixo jogados nas ruas ou muros pichados. A mesma situação se observa em outras cidades turcas, embora não tão grandes como Istambul.
Em seguida , viajei para Genebra na Suiça, cidade famosa também por seu asseio e, principalmente, por seu imenso e famoso lago de águas doces e límpidas onde se pode apreciar as aves que por lá deslizam, barcos de passeio, e até mesmo visualizar através das suas águas transparentes o fundo junto às margens.
Outras cidades, aqui mesmo na América Latina, como Lima no Peru também primam pela limpeza de seus logradouros públicos.
Porque então aqui no Brasil teimamos em emporcalhar nossas cidades como se fossem terra de ninguém, verdadeiras “Genis” triste heroína da canção de Chico Buarque?
Difícil será não ficarmos envergonhados perante os turistas que virão para a Copa e posteriormente para as Olimpíadas se a postura de nossos cidadãos não se modificar.
Para tentar reverter esta situação, nas escolas de primeiro grau deveriam ser ministradas aulas de educação moral e cívica. As crianças são mais propensas a absorverem estes ensinamentos e repassá-los posteriormente aos seus próprios pais.
Um pouco mais de civilidade seria um belo legado a ser deixado pela Copa em 2014 e pelas Olimpíadas em 2016.

http://www.copa2014.org.br/blog/ambiental/index.php/2011/09/21/um-desejavel-legado-da-copa/comment-page-1/#comment-236

Nenhum comentário:

Postar um comentário