terça-feira, 20 de setembro de 2011

Ministra quer dar feriado em dias de jogos da Copa-2014

Miriam Belchior - Foto Caludério Augusto
Por Mônica Formigoni e Matheus 2030


Segundo matéria da jornalista Mariana Carneiro, da Folha de São Paulo, Miriam Belchior, Ministra do Planejamento, sugeriu que os problemas de mobilidade, nas cidades-sede da Copa do Mundo, sejam resolvidos com feriados.

A ministra declarou que se der feriado em dias de jogos, as cidades ficariam aptas para o transporte dos turistas, argumentando que a prioridade do governo, para o evento, é a construção de estádios, a infra-estrutura para receber navios de passageiros nos portos, aumentar a capacidade dos aeroportos e a rede hoteleira.

Para Miriam Belchior a mobilidade urbana é um legado para as cidades, mas não são essenciais para a operacionalização da Copa do Mundo.

Mas, espera um pouco!!! Quando a FIFA decide que determinado país será o hospedeiro da Copa do Mundo, ela faz inúmeras exigências ao governo local para que uma infra-estrutura, mais moderna e ágil, seja deixada pelo evento ás cidades-sede dos jogos.

Toda vez que se encerra o maior evento de futebol do planeta, o país hospedeiro herda melhorias no transporte, na saúde, na rede hoteleira, em vias públicas, em qualidade de vida, segurança e obviamente, nas infra-estruturas dos estádios.

Com um evento desse porte, o país aumenta o número de obras e consequentemente o de empregos, o que faz crescer o poder de compras dos nativos.

Se segurança, transporte, saúde e qualidade de vida não são prioridade do governo para a Copa do Mundo, então o que seria, o aumento dos salários dos políticos ou a falta de licitações para as obras que utilizam dinheiro público?

De qualquer forma, já que poderemos ter feriados em dias de jogos, teremos um mês para irmos às partidas da Itália, Inglaterra, Espanha... Poderemos até usarmos nossos ricos vales transportes e refeição para cobrir esse tipo de despesas.

Nos encontramos nos estádios da Copa-2014!

Nenhum comentário:

Postar um comentário