quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Traficantes trocam tiros com a Polícia no Morro do Alemão

Invasão do Complexo Alemão - Nov. 2010 - foto IG
 Por Mônica Formigoni e Matheus 2030


O confronto com a polícia, nas favelas do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, fez mais uma vítima nesta madrugada. A jovem, Ana Lucia da Silva, de 15 anos, morreu ao ser atingida por uma bala perdida durante tiroteio entre gangues e a Polícia Militar.

Segundo Carla da Silva, tia da adolescente, a menina chegou a ser socorrida em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Penha, mas os médicos diagnosticaram a morte cerebral.

A causa do confronto foi a disputa de espaço entre traficantes das comunidades do Adeus, da Serra da Misericórdia e da Grota. Em seguida os militares que ocupam o morro entraram no fogo cruzado para manter a pacificação no local. A troca de tiros terminou por volta das 23h, da noite do dia 6.

Para evitar que civis inocentes fossem atingidos, o teleférico, recém inaugurado e vias de acesso como a Estrada do Itararé, foram interditados.

Moradores do Complexo, que retornavam as suas casas, após o fato, declararam que foram revistados pelos militares e que dois blindados do Exército e um do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da PM, foram levados ao local e a tropa de 1800 homens recebeu um reforço de mais cem.

Em novembro de 2010, as Polícias Militar, Civil e o Exército se juntaram para invadirem o Complexo do Alemão, com o propósito de prender os traficantes locais.

A ação resultou na retomada do local para a pacificação, mas os ‘meliantes’ conseguiram fugir pelos canos de esgoto das favelas, os quais eles mesmos ordenaram que fossem construídos de tamanho maior para possível fuga em massa.

Quase todos os traficantes conseguiram deixar o local, mas alguns permaneceram nas comunidades e outros começaram a retornar. Se a polícia não for enérgica, os traficantes retomam o Complexo do Alemão e comprometem a segurança dos jogos da Copa-2014, que forem realizados no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário