terça-feira, 9 de novembro de 2010

Corinthians perde mando de campo contra Vasco

Torcida Mancha Verde
Por Mônica Formigoni

A partida, no Pacaembu, entre Corinthians e Palmeiras, válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, rendeu punição para os dois clubes.



O Corinthians venceu o jogo por 1 a 0, mas perdeu o mando de campo para a partida contra o Vasco e o Palmeiras perdeu dois mandos de campo.


A decisão foi tomada no início da noite desta terça-feira, na Segunda Comissão Disciplinar do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), além da multa de R$ 10 mil que cada um deverá pagar. No entanto ainda cabe recurso no Pleno, além de conseguir um efeito suspensivo da decisão até um próximo julgamento.


Tudo se deu porque a procuradoria pediu as imagens da torcida alviverde, que após o término da partida, inconformados com a derrota, os torcedores arremessaram pedras, copos com urina e pedaços de ferro em direção aos jornalistas e torcedores que passavam ao lado das arquibancadas.


Já o Corinthians foi denunciado por deixar de manter o local com infra-estrutura necessária a segurança dos torcedores, como prevê o artigo 211 e por deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir o lançamento dos objetos, conforme prevê o artigo 213 § 1º lll, ambos do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva).


João Zanforlim, advogado do Corinthians, declarou que o clube paga R$ 10 mil para ter policiamento nos jogos e como era final de partida, os policiais estavam posicionados para as saídas do estádio.


“Qual a culpa que o Corinthians tem de um torcedor dar uma cusparada? Não temos como segurar a boca de ninguém e isso é um problema de falta de educação", declarou o jurista.


Já José Mauro Filho, advogado do Palmeiras declarou que o clube não pode ser punido pelos atos da torcida.


"Ao dizer que o Palmeiras contribuiu para o fato, esbarramos num problema legal. A responsabilidade no evento desportivo é do clube mandante e o Corinthians fez o que pôde para reprimir desordens", defendeu o advogado alviverde.


No entanto, pelo Estatuto do Torcedor, o clube mandante deve deixar a praça de desporto em ordem e com a segurança necessária para todos, incluindo os arredores do estádio.


Quanto à torcida alviverde, não poderíamos esperar outro comportamento a não ser o de vandalismo, pela derrota do time frente ao maior rival. Porém, a cada diretoria que eduque sua torcida e a oriente com mais coerência e não deixar que alguns de seus cartolas entrem nas organizadas para incentivar o ódio.


Cada um tem o filho que merece ou que educou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário