quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

FIFA elege Rússia para 2018 e Qatar para 2022

Por Mônica Formigoni

Na tarde desta quinta-feira, em Zurique, na sede da FIFA foi efetuada a escolha das sedes das Copas de 2018 e 2022. O evento marcou o encerramento do pleito das acusações e denúncias de corrupção.



Após um longo discurso, Blatter anunciou a Rússia como sede do Mundial em 2018. Com Isinbayeva e Arshavin como grandes embaixadores, a Rússia supera os problemas de transporte interno, as trocas de farpas com a Inglaterra e é eleita pela primeira vez a sede de um Mundial.


“Vamos fazer história juntos”, disse Igor Shuvalov, vice-primeiro-ministro da Rússia, com a taça da Copa nas mãos, sobre a eleição do seu país como sede da Copa de 2018.


A eleição do Qatar confirma a tendência da FIFA de explorar novos mercados. Assim como a Rússia, que estreará o Leste Europeu em 2018, o Qatar vai abrigar a primeira Copa do Oriente Médio, rico em petrodólares, em 2022.


Bem menos frio que os russos que o antecederam, o xeque Havad al-Thani agradece a confiança da FIFA e garante que o Qatar fará um bom trabalho.


O pronunciamento da FIFA sobre a escolha deixa clara a opção da entidade. Em sua primeira fala após a escolha de Rússia e Qatar para 2018 e 2022, respectivamente, Blatter celebrou a "novas terras" que a FIFA poderá descobrir: o Leste Europeu e o Oriente Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário